sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Uma Prévia da Primeira Guerra

Fases da 1ª Guerra Mundial
De acordo com os acontecimentos, a primeira guerra mundial pode ser considerada como três fases distintas:
Primeira Fase: (1914). Esse período caracterizou-se por movimentos rápidos envolvendo grandes exércitos. Certo de que venceria a guerra em pouco tempo, o exército alemão invadiu a Bélgica, e , depois de derrota-la, penetrou no território francês até as proximidades de Paris. Os franceses contra-atacaram e, na Primeira Batalha do Marne, em setembro de 1914, conseguiram deter o avanço alemão.
Segunda Fase: (1915-1916) Na frente ocidental, essa fase foi marcada pela guerra de trincheiras: os exércitos defendiam suas posições utilizando-se de uma extensa rede de trincheiras que eles próprios cavavam. Enquanto isso, na frente oriental, o exército alemão impunha sucessivas derrotas ao mal-treinado e muito mal-armado exército russo. Apesar disso, entretanto, não teve fôlego para conquistar a Rússia. Em 1915, a Itália, que até então se mantivera neutra, traiu a aliança que fizera com a Alemanha e entrou na guerra ao lado da Tríplice Entente. Ao mesmo tempo que foi se alastrando, o conflito tornou-se cada vez mais trágico. Novas armas, como o canhão de tiro rápido, o gás venenoso, o lança-chamas, o avião e o submarino, faziam um número crescente de vítimas.
Terceira fase: (1917-1918). Em 1917, primeiro ano dessa nova fase, ocorreram dois fatos decisivos para o desfecho da guerra: a entrada dos Estados Unidos no conflito e a saída da Rússia. Os Estados Unidos entraram na guerra ao lado da Inglaterra e da França. Esse apoio tem uma explicação simples: os americanos tinham feitos grandes investimentos nesses países e queriam assegurar o seu retorno. Outras nações também se envolveram na guerra. Turquia e Bulgária juntaram-se à Tríplice Aliança, enquanto Japão, Portugal, Romênia, Grécia, Brasil, Canadá e Argentina colocaram-se ao lado da Entente. A saída da Rússia da guerra está relacionada à revolução socialista ocorrida em seu território no final de 1917.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.watchtower.org/t/20000108/article_02.htm
http://www.jperegrino.com.br/Antroposofia/musicoterapia2.htm
http://segundaguerramundial.com.br/wrapper.php?idLink=1110
http://www.usp.br/agen/bols/2003/rede1203.htm
http://www.multirio.rj.gov.br/sec21/chave_artigo.asp?cod_artigo=297
http://www.infoescola.com/drogas/morfina/
ttp://www.educacional.com.br/reportagens/armas/quimicas.asp
http://www.eb23-diogo-cao.rcts.pt/Trabalhos/2001gg/seric/avnavsub.htm
http://www.comciencia.br/reportagens/guerra/guerra03.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carro_de_combate#Primeira_Guerra_Mundial
http://www.crlemberg.com/vosabia/historica_brasilguerra.htm
Em:
06.08.07
05.08.07
30.07.07

Nenhum comentário: